Blog9 maneiras de espantar o calor em casa sem reforma

Aqui no Brasil faz calor o ano todo. Mesmo no inverno, é comum ouvir no telejornal que uma nova frente de ar quente está se aproximando. Na primavera e no verão, então, nem se fala. Para ajudar a manter a sua casa mais fresca, reunimos 9 dicas valiosas que não precisam de reforma. Ar condicionado também não conta, claro!

 

1. Instale telas antimosquitos nas janelas. Dessa forma, é possível deixá-las abertas e aproveitar a circulação do vento fresco.

2. Sofás de tecidos pesados, como veludo e camurça, e de cores fortes não combinam com o calor. Que tal cobri-los com capas de panos leves? Algodão e linho são ótimas opções.

3. Feche as cortinas durante o dia para evitar que o sol aqueça o ambiente. O calor se acumula e deixa o ambiente quente por horas. Por isso, quanto mais sombra, melhor.

4. Troque os lençóis. A simples troca já garante um frescor, mas é melhor escolher um lençol 100% algodão, que faz com que o corpo respire melhor.

5. As lâmpadas de LED não aquecem o ambiente como as tradicionais e ainda são mais econômicas. Vale a troca.

6. Crie um cantinho verde. As plantas ajudam a diminuir a temperatura e umidificam o ar.

7. Se o piso é escuro, escolha um tapete de sisal claro para o ambiente.

8. Tire do quarto cobertores, tapetes, almofadas e bichinhos de pelúcia. Esses e outros objetos fofinhos absorvem muito calor.

9. Durante a noite, abra as portas para permitir que o ar circule por todos os espaços.

Via

Artigos Relacionados

  • Home Theaters enxutos

    Home Theaters enxutos

    Ver filme, assistir aos seriados favoritos ou até reunir os amigos para jogar videogame. Precisa de um grande espaço para tudo isso? Veja nos cinco projetos selecionados pela Revista Casa e Jardim, onde ideias criativas (e com bossa!) têm tudo a ver com o ambiente da TV.

  • O que fazer com o vidro de janela?

    O que fazer com o vidro de janela?

    Todo mundo sabe que vidro é um material reciclável. Porém, alguns processos químicos na produção podem tornar a reciclagem bem complicada. É o caso da maior parte dos vidros de janela, que podem ser feitos com vários tipos de vidro, do comum ao laminado - é muito importante que você conheça qual tipo compõe a sua janela, para saber como proceder com ele na hora de trocá-lo.

  • 12 jardins bizarros e magníficos do mundo todo

    12 jardins bizarros e magníficos do mundo todo

    Paisagistas podem ser tão criativos e inovadores quanto arquitetos de prédios. Muitas de suas construções são inspiradoras e definitivamente merecem uma visita. Confira!

  • PERFIL: Rem Koolhaas

    PERFIL: Rem Koolhaas

    Rem Koolhaas é um arquiteto nascido nos Países Baixos, é um dos fundadores do OMA – Office for Metropolitan Architecture em Londres. Para Koolhaas, a arquitetura está muito ligada ao programa, porém o arquiteto tenta evitar a excessiva dependência do programa, pois para ele a arquitetura elimina a liberdade, “Onde não há nada, tudo é possível; onde há arquitetura, nada mais é possível."

  • A força e a leveza do bambu na igreja de Simón Vélez e outras obras

    A força e a leveza do bambu na igreja de Simón Vélez e outras obras

    A história do bambu, material que oferece um leque de possibilidades e é usado em casas e edificações no Brasil e no mundo.