BlogCasa Com Iluminação Zenital

Iluminação zenital é basicamente a luz que vem do alto em um a construção. Ou seja, significa uma abertura, normalmente de vidro, na cobertura da casa ou prédio.

Vantagens da iluminação zenital

Essa é uma boa alternativa quando se quer muita claridade, ou quando não existem muitas paredes livres nas laterais. Ela proporciona iluminação bem espalhada, dependendo do formato da abertura, e em grande quantidade, principalmente se estiver voltada para uma área com muita incidência de sol.

Se existir algum tipo de mecanismo que permita que esse vidro fique aberto em alguns momentos, a ventilação fica também melhor, ja que o ar quente tende a subir. (Ver também: “Ventilação Natural“)

Desvantagens da iluminação zenital

As aberturas de vidro ou de acrílico requerem manutenção, e se sujam com facilidade, especialmente em locais com muito vento ou maresia. Então o ideal é utilizar essa solução quando existe a disposição de fazer a limpeza com frequência, e a abertura deve ter acesso facilitado, seja pela parte interna da casa ou por fora, pela cobertura.

Além disso, o excesso de luminosidade ou de insolação pode ser um problema em algumas situações, como em locais muito quentes e pouco ventilados, em salas de TV onde a luz pode refletir na tela do aparelho ou então em quartos que precisem ficar mais escuros independente da luz externa. É preciso então prever o impacto da abertura para não criar iluminação demais ou em locais não apropriados.

Exemplo de casa com iluminação zenital

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-1

Nessa casa no Canadá, projetada pelo escritório EM Architecture, foi feita uma reforma que uniu blocos anteriormente separados, que abrigavam apartamentos independentes, para transformar tudo em uma única residência. E para unir os blocos, foi feita uma cobertura de vidro entre eles.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-2

As construções tinham dois andares, então esse local da junção das duas ficou com pé-direito duplo, e foi feita uma pequena ponte para ligar os dois blocos, que abrigam os quartos na parte superior e a ala social na parte de baixo.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-3

A casa ficou então bem iluminada, e a sensação de claridade é reforçada pela predominância de cores claras, inclusive na madeira, que também está presente em grande quantidade e faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. 

Projeto e imagens: EM Architecture

Via

Artigos Relacionados

  • Anfitrião ou hóspede?

    Anfitrião ou hóspede?

    Receber visitas em casa não é uma tarefa muito difícil. Para evitar gafes, basta apenas seguir algumas normas de gentileza. A visita deve proporcionar horas (ou dias) de descontração, prazer e divertimento. Para isso, você deverá cuidar de pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível.

  • Como Decorar um Imóvel Alugado

    Como Decorar um Imóvel Alugado

    Como muitas pessoas moram em casas ou apartamentos alugados, a Clique Arquitetura reuniu algumas dicas para decorar estas residências e deixá-las confortáveis e personalizadas sem gastar muito. Estas dicas também são úteis para quem quer renovar a decoração de maneira rápida e prática.

  • Porque obras sem projetos ficam mais caras?

    Porque obras sem projetos ficam mais caras?

    Obras envolvem um gasto de dinheiro muito alto, portanto é comum que as pessoas queiram economizar dispensando o projeto. Mas essa escolha leva, no final das contas, a gastos maiores na obra do que o custo que o projeto representaria se tivesse sido contratado.

  • Passo a Passo Para Financiar um Imóvel na CAIXA!

    Passo a Passo Para Financiar um Imóvel na CAIXA!

    Amigos, a Caixa tem uma animação com o passo a passo dos processos burocráticos para comprar um imóvel financiado. Mas como sempre, vai o nosso Macete 01: Primeiro entre no site da CAIXA e faça uma simulação do valor máximo de financiamento, prazo e prestação, dando o primeiro passo para a realização do sonho da sua casa própria.

  • NBRs – Normas Brasileiras

    NBRs – Normas Brasileiras

    Amigos, fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.