BlogCasa Com Iluminação Zenital

Iluminação zenital é basicamente a luz que vem do alto em um a construção. Ou seja, significa uma abertura, normalmente de vidro, na cobertura da casa ou prédio.

Vantagens da iluminação zenital

Essa é uma boa alternativa quando se quer muita claridade, ou quando não existem muitas paredes livres nas laterais. Ela proporciona iluminação bem espalhada, dependendo do formato da abertura, e em grande quantidade, principalmente se estiver voltada para uma área com muita incidência de sol.

Se existir algum tipo de mecanismo que permita que esse vidro fique aberto em alguns momentos, a ventilação fica também melhor, ja que o ar quente tende a subir. (Ver também: “Ventilação Natural“)

Desvantagens da iluminação zenital

As aberturas de vidro ou de acrílico requerem manutenção, e se sujam com facilidade, especialmente em locais com muito vento ou maresia. Então o ideal é utilizar essa solução quando existe a disposição de fazer a limpeza com frequência, e a abertura deve ter acesso facilitado, seja pela parte interna da casa ou por fora, pela cobertura.

Além disso, o excesso de luminosidade ou de insolação pode ser um problema em algumas situações, como em locais muito quentes e pouco ventilados, em salas de TV onde a luz pode refletir na tela do aparelho ou então em quartos que precisem ficar mais escuros independente da luz externa. É preciso então prever o impacto da abertura para não criar iluminação demais ou em locais não apropriados.

Exemplo de casa com iluminação zenital

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-1

Nessa casa no Canadá, projetada pelo escritório EM Architecture, foi feita uma reforma que uniu blocos anteriormente separados, que abrigavam apartamentos independentes, para transformar tudo em uma única residência. E para unir os blocos, foi feita uma cobertura de vidro entre eles.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-2

As construções tinham dois andares, então esse local da junção das duas ficou com pé-direito duplo, e foi feita uma pequena ponte para ligar os dois blocos, que abrigam os quartos na parte superior e a ala social na parte de baixo.

casa-com-iluminacao-zenital-em-architecture-3

A casa ficou então bem iluminada, e a sensação de claridade é reforçada pela predominância de cores claras, inclusive na madeira, que também está presente em grande quantidade e faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes. 

Projeto e imagens: EM Architecture

Via

Artigos Relacionados

  • DICAS PARA APROVEITAR A LUZ NATURAL

    DICAS PARA APROVEITAR A LUZ NATURAL

    Alguns truques na hora de construir, reformar ou decorar podem ajudar a aproveitar a luz natural, criando assim uma sensação ampla e agradável dentro dos ambientes.

  • Fotos e filmes originais da Bauhaus compõem megaexposição em São Paulo

    Fotos e filmes originais da Bauhaus compõem megaexposição em São Paulo

    Uma centena de fotos e 22 filmes dos acervos do Arquivo Bauhaus e da Fundação Bauhaus Dessau compõem a exposição “bauhaus.foto.filme”, que fica em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo, de 17 de maio a 4 de agosto, antes de seguir por outras cidades brasileiras. A exposição procura ampliar o conhecimento da maioria das pessoas, para quem Bauhaus é sinônimo apenas de arquitetura e design.

  • Como gerir empreiteiros

    Como gerir empreiteiros

    Houve um tempo em que as construtoras trabalhavam quase que exclusivamente com mão de obra própria. Mas isso ficou para trás com a descoberta de que subcontratar poderia não só trazer economia, como também minimizar dores de cabeça com encargos trabalhistas e com a desmobilização do pessoal ao término das obras. Hoje, muitas construtoras preferem atuar na função de planejadoras e gerenciadoras da produção, apoiadas por empresas prestadoras de serviços.

  • Água no jardim - Fontes e espelhos d'’água garantem o frescor no jardim

    Água no jardim - Fontes e espelhos d'’água garantem o frescor no jardim

    Ela refresca o entorno, umidifica o ar e, quando circula, produz um som relaxante. Portanto, melhora o ambiente e agrada aos sentidos. A água também é considerada pelos paisagistas um dos itens indispensáveis para deixar a área externa mais interessante.

  • Ideias sensacionais que fariam da sua casa um lugar bem melhor

    Ideias sensacionais que fariam da sua casa um lugar bem melhor

    Pensando em dar um toque especial na reforma da casa? Que tal não ser usual, fugir do óbvio? Confira algumas ideias incomuns de decoração para o lar, mas que produzem um resultado fantástico.