BlogConstruir: Quais Profissionais Contratar?

Construir: Quais Profissionais Precisarei Contratar?   

Os serviços relacionados à construção/reforma podem ser organizados em três etapas:

  • Projeto - necessário para aprovação na prefeitura - você pode contratar um arquiteto ou um engenheiro civil;
  • Responsabilidade técnica - necessária para aprovação na prefeitura - você pode contratar um arquiteto ou um engenheiro civil;
  • Execução - realização da obra – você pode contratar uma empresa/profissional que tenha uma equipe para executar sua construção.

Normalmente o arquiteto é o responsável pelo projeto, o engenheiro civil pela responsabilidade técnica e o empreiteiro pela execução. Esta divisão ocorre em função do foco dado pelos profissionais, pois o arquiteto geralmente prefere dedicar-se ao projeto e deixar a etapa de fiscalização da obra nas mãos do engenheiro. Mas ambos profissionais podem assumir qualquer uma destas etapas. Ou seja, o engenheiro pode ser quem faz o projeto e ser também o responsável técnico, e o mesmo em relação ao arquiteto (fazer o projeto e assinar a responsabilidade técnica). Geralmente a obra possui maior qualidade se quem desenvolveu o projeto também a acompanhar e fiscalizar. A execução da obra é realizada por uma equipe coordenada por alguém que não necessariamente tem nível superior. Normalmente é o mestre de obras quem cria um grupo e executa estas atividades orientando o trabalho do seu pessoal.  

Saiba Mais

Você também poderá buscar mais informações em livros sobre o assunto:

  • Livro: Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros - Grande parte das preocupações dos engenheiros e arquitetos que trabalham com execução de obras se refere ao gerenciamento de empreiteiros. A gestão das equipes terceirizadas envolve diversos aspectos importantes, como produtividade, qualidade e segurança do trabalho que, se não forem gerenciados adequadamente, poderão comprometer o resultado final do empreendimento. Além das questões técnicas, é indispensável o conhecimento da legislação envolvida, a formulação de um bom contrato e os cuidados com a documentação dos funcionários presentes na obra;
  • Livro: Construção Passo a Passo - A publicação traz uma coletânea revisada de artigos técnicos ilustrados publicados nos 20 primeiros números da revista Equipe de Obra. Com uma linguagem didática prática e direta o livro "Construção Passo-a-Passo" é um manual de consulta e uma ferramenta para tirar dúvidas e aprender a maneira correta de executar os serviços de construção;
  • Livro: Manual Prático do Construtor e Mestre de Obras - Trata-se de um livro formativo e que se ocupa basicamente da prática. Este tipo de Posição acarreta duas conseqüências: utilidade para o homem que lida diretamente com o pedreiro e para o próprio pedreiro, e maior utilidade ainda para o técnico de nível médio e superior que geralmente enfrenta os mais sérios problemas no momento em que deve aplicar seus conhecimentos depois de um quase absoluto afastamento da vida prática da construção.

Pesquise preços no Buscapé: Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros | Construção Passa a Passo | Manual Prático do Construtor e Mestre de Obras

Fonte: Clique Arquitetura | http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/construir-quais-profissionais-contratar/28

Artigos Relacionados

  • O que é Aço Corten?

    O que é Aço Corten?

    Aço Corten é um aço patinável, também conhecido pelas marcas Cosacor ou Niocor que possuem em sua composição, elementos que melhoram as propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil e apresenta, em média, três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.

  • Quais são os tipos de brises? Como saber a posição em que devem ser colocados?

    Quais são os tipos de brises? Como saber a posição em que devem ser colocados?

    Um dos brises mais comumente encontrados nos edifícios é o formado por aletas. Elas podem estar na horizontal ou na vertical e podem ser fixas ou móveis. Alguns fabricantes possuem sistemas móveis complexos, mas é fácil encontrarmos simples ripas de madeira alinhadas na frente da janela de uma casa cumprindo a função de brise.

  • Ilumine Jardins e Varandas

    Ilumine Jardins e Varandas

    Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar suas melhores facetas. A seguir, soluções para iluminar pérgolas, vasos, muros e pisos.

  • Telhado Sustentável: conheça as telhas que produzem energia solar

    Telhado Sustentável: conheça as telhas que produzem energia solar

    Inovadoras, amigas do ambiente e esteticamente agradáveis. As telhas fotovoltaicas têm o mesmo aspecto que as tradicionais, com a diferença de integrarem mini painéis solares na parte lisa. E assim colocar os telhados a produzir energia.

  • Francisco Brennand exibe flora e fauna fantásticas em mostra no Museu Afro Brasil

    Francisco Brennand exibe flora e fauna fantásticas em mostra no Museu Afro Brasil

    Francisco Brennand extrai da terra o barro de suas esculturas para falar dessa mesma terra. São frutos estranhos, bichos híbridos e seres mitológicos de barro cozido petrificados pelo fogo, virando cerâmica num zoológico vertiginoso de formas.