BlogFeliz Aniversário Zaha Hadid!

31/10/2013

Zaha Hadid completa 63 anos hoje, e a arquiteta tem muito o que comemorar.

Desde que ganhou o Prêmio Pritzker em 2004, a primeira mulher (e muçulmana) a receber o prêmio, a carreira de Hadid tem apresentado uma trajetória exponencial. Antes do prêmio, Zaha era mais conhecida por seus desenhos-pinturas de projetos não construídos; particularmente de sua proposta vencedora da competição para o "The Peak" em 1982 e a Cardiff Bay Opera House em 1994.

As ousadas formas de Zaha foram tão revolucionárias que alguns se perguntavam se elas poderiam ser concretizadas - devido a supostas "incertezas", a Opera House foi rejeitada. De fato, antes de 1994, o único projeto do qual ela podia se vangloriar era o complexo Vitra Fire Station. Contudo, é Zaha quem está rindo por último. Seus dois prêmios Stirling  consecutivos, um para o MAXXI Museum em 2010 e outro para a Evelyn Grace Academy em 2011 são apenas a ponta do iceberg.

Nos últimos quatro anos, se envolveu em uma série de aclamados projetos, incluindo a Casa de Ópera de Guangzhou em 2010; o Centro Aquático de Londres em 2011; e o Riverside Museum, e o controverso anexo para o Serpentine Sackler Gallery. E há muitos outros trabalhos em andamento. Na próxima década veremos concluídas algumas das mais impressionantes obras de Hadid, incluindo o Estádio da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar; o Estádio Olímpico de Tóquio para 2020; um edifício de apartamentos próximo ao High Line Park em Nova Iorque; assim como projetos na Itália, China, Arábia Saudita e Dubai.

© Iwan Baan

© Iwan Baan

© Hufton + Crow

 

Fonte: ArchDaily Brasil

Artigos Relacionados