BlogNBRs – Normas Brasileiras

Amigos, fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Site ABNT: Clique aqui

Macete: Diferença entre NR e NBR?

NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT de caráter voluntário e fundamentada no concenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público.

NR é a sigla de Norma Regulamentadora estabelecida pleo MTE, Ministério do Trabalho e Emprego, com caráter obrigatório.

Veja as principais NBRs que envolvem o setor da construção civil:

- NBR 5738/2008 – Moldagem e Cura dos Corpos de Prova Cilíndricos ou Prismáticos

- NBR 6118/2003 - Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento

- NBR 7190/1997 – Projeto de Estruturas de Madeira - NBR 7199/1989 – Projeto, Execução e Aplicações dos Vidros na Construção Civil

- NBR 7212 – Execução de Concreto Dosado em Central – Procedimento

- NBR 7222/2010 – Concreto e Argamassa – Determinação da Resistência à Tração por Compressão Diametral dos Corpos de Prova Cilindricos

- NBR 7480/2007 - Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado – Especificação

- NBR 13.818/1997 - Placas Cerâmicas para Revestimento – Especificação e Métodos de Ensaio

- NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento

- NBR 12.654/1992 – Controle Tecnológico dos Materiais Componentes do Concreto

- NBR 12.655/2008 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle e Recebimento – Procedimento

- NBR 12.721/2006 - Avaliação de Custos de Construção para Incorporação e Outras Disposições para Condomínios Edifícios – Procedimento. Essas são as principais normas. Sempre consulte as normas em caso de dúvidas. O Conhecimento das normas é muito importante para que no dia-a-dia de obra você esteja trabalhando dentro da normatização e legislação brasileira, evitando que, no futuro, problemas com processos judiciais.

Fonte: Pedreirão | http://www.pedreirao.com.br/geral/nbrs-normas-brasileiras/

Artigos Relacionados

  • Ideias para iluminar a escada

    Ideias para iluminar a escada

    A iluminação na escada faz bastante diferença na ambientação porque facilita que os degraus sejam visualizados, inclusive quando as luzes do ambiente estão apagadas, e também porque destaca e valoriza a escada, fazendo com que ela se transforme em uma verdadeira escultura ao invés de um simples elemento funcional.

  • Lei de Regularização - Prefeitura de São José dos Campos

    Lei de Regularização - Prefeitura de São José dos Campos

    Desde 3 de outubro de 2011 as obras realizadas no município sem autorização da Prefeitura podem ser regularizadas. De acordo com a Lei Complementar 445, publicada em 30 de setembro de 2011 o prazo para regularização é de um ano. Algumas regras variam conforme o tamanho do imóvel ou ainda conforme a faixa de renda do proprietário.

  • PERFIL: Bjarke Ingels [BIG]

    PERFIL: Bjarke Ingels [BIG]

    “A arquitetura é mais atrativa com linhas simples e ideias claras - por outro lado, uma cidade ganha vida quando é rica em experiências e surpresas.” Bjarke Ingels, 2010

  • A Arquitetura de Alfred Hitchcock

    A Arquitetura de Alfred Hitchcock

    Artigo publicado originalmente na revista Metropolis Magazine por Samuel Medina, sob o nome de Hitchcock and the Architecture of Suspense.Na publicação, o autor revisa o livro The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock de Steven Jacobs, que usa a análise de especialistas e a reconstrução das plantas baixas para examinar como o famoso diretor criava o suspense através dos seus cenários.

  • Inhotim: A desconstrução do espaço cultural

    Inhotim: A desconstrução do espaço cultural

    Um lugar constituído de arte e paisagismo. Um espaço de convivência e interação com os visitantes. Inhotim desconstrói o espaço cultural e mostra outros rumos na fusão entre entretenimento e estética.