BlogPERFIL: Peter Eisenman

“As primeiras ideias são geralmente as mais fáceis e o que você precisa fazer é trabalhar adiante, desenvolvê-la. Criatividade para mim é ter a atitude e concentração para trabalhar além do que você pensa que é criativo, para aquilo que são realmente coisas criativas, e coisas que você não necessariamente goste ou conheça e para superar. Criatividade é derrotar a resistência do que você não gosta. Isso é criatividade.”Peter Eisenman, 2000

Peter Eisenman é um arquiteto norte-americano cuja arquitetura foi fortemente influenciada pelo filósofo Jacques Derrida (Jacques Derrida foi o filósofo que iniciou a Desconstrução na filosofia). Eisenman gera seus projetos a partir de um processo de investigação com diagramas. Sua investigação com este elemento é o que tem sustentado a evolução de seu trabalho. Seus projetos sempre surgem de uma ideia sugerida pelo programa, ou do lugar e sua história. As formas vão sendo fragmentadas de perspectivas axonométricas e então com giros, deslocamentos, translações, a forma final vai aparecendo. Com o tempo, o arquiteto introduz o conceito de process: “entende-se o projeto por meio da sequência no tempo que o tornou possível Representar a arquitetura não será somente definir o objeto, mas prestar conta do que foi o processo.” (MONEO, 2010)

Fonte: Fernanda Menezes. Escola Parque das Artes: dança, música e teatro para São José dos Campos / . – Fernanda Pereira Menezes. – 2011.

Artigos Relacionados

  • Brasileiros aceitam pagar mais por imóveis com inovação tecnológica

    Brasileiros aceitam pagar mais por imóveis com inovação tecnológica

    Brasileiros aceitariam pagar mais por imóveis com inovação tecnológica, num percentual que cresce na proporção de sua renda. É o que diz o estudo "A inovação na construção civil no Brasil sob a ótica do consumidor", realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e coordenada pelo Instituto Sensus.

  • Água no jardim - Fontes e espelhos d'’água garantem o frescor no jardim

    Água no jardim - Fontes e espelhos d'’água garantem o frescor no jardim

    Ela refresca o entorno, umidifica o ar e, quando circula, produz um som relaxante. Portanto, melhora o ambiente e agrada aos sentidos. A água também é considerada pelos paisagistas um dos itens indispensáveis para deixar a área externa mais interessante.

  • Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!

    Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!

    Amigos, as bancadas de cozinha e banheiros são responsáveis por trazer charme e beleza a esses ambientes. Atualmente está disponível no mercado bancadas de vários modelos, tamanhos, cores e materiais.

  • Construir: Quais Profissionais Contratar?

    Construir: Quais Profissionais Contratar?

    Normalmente o arquiteto é o responsável pelo projeto, o engenheiro civil pela responsabilidade técnica e o empreiteiro pela execução. Esta divisão ocorre em função do foco dado pelos profissionais, pois o arquiteto geralmente prefere dedicar-se ao projeto e deixar a etapa de fiscalização da obra nas mãos do engenheiro.

  • Projetos de iluminação mudam a cara e garantem o conforto dos ambientes

    Projetos de iluminação mudam a cara e garantem o conforto dos ambientes

    Agora que você já investiu para encontrar o apartamento dos seus sonhos e gastou o que podia e não podia com móveis que são a sua cara, não vale a pena deixar passar o detalhe que faz de uma casa um lar: a iluminação. Uma luz bem pensada deixa qualquer ambiente mais aconchegante.