BlogTextura em Parede, Passo a Passo!

As texturas apareceram como uma ótima alternativa para decoração de ambientes e tem ganhado muito espaço nas obras. A textura é um composto de base acrílica e de consistência parecida como uma massa e é aplicada em apenas uma demão. São encontradas no mercado em diversas cores. Também há as cores personalizadas que são produzidas na hora em uma loja especializada por uma máquina que faz a mistura no tom desejado. Além disso, podem ser aplicadas na cor branco e, em seguida, sobre ela aplicar uma tinta acrílica e o acabamento fica muito bom. Macete 01: Tenha cuidado para a textura não tornar o ambiente pesado ou chamativo e, até mesmo, destoar de toda a decoração.  

Todas as etapas de preparação das paredes até a aplicação do selador também são feitas para as texturas. Assim, vamos partir desse ponto, considerando que até o selador já está tudo pronto. Materiais para aplicação - Desempenadeira lisa de metal 30cm; - Desempenadeira lisa de plástico 30cm; - Espátula de 10cm e 15cm; - Trincha média; - Fita crepe; - Balde com água e um pano. Pré – Aplicação Antes de iniciar a aplicação alguns cuidados devem ser tomados, como: - As paredes devem estar limpas e livres de óleos, graxas, etc; - O piso deve estar forrado e protegido para evitar respingos e manchas resultantes da aplicação; - Portas, janelas, rodapés devem ser protegidos com fita adesiva, tipo fita crepe; Segurança no trabalho Todo trabalho deve ser executado com segurança para evitar acidentes.

Assim, não deixe de utilizar os corretos EPIs (equipamentos de proteção individual), nesse caso, o principal é o óculos de segurança que vai proteger seus olhos de respingos de tinta e as luvas, para evitar o contato direto com as tintas. Caso necessite de montar andaimes ou plataformas para trabalhos em altura, eles devem ser bem montados e resistentes ao peso das pessoas que vão trabalhar sobre eles, por isso, evite improvisar andaimes e plataformas com tambores, tijolos, tábuas finas e rachadas, cadeiras e mesas velhas, etc. Aplicar a textura Com o auxílio da desempenadeira metálica lisa aplica-se a textura de cima para baixo e dos bordos para o meio, da mesma maneira que se aplica a massa corrida. Não abra um pano muito grande, trabalhe com faixas de 3,0m2 a 5,0m2. Isso porque o segredo da textura é: O efeito da textura deve ser dado com ela ainda fresca, logo em seguida que foi aplicada.

Passo 1

Passo 2

Efeito texturado O acabamento, ou a textura propriamente dita, vai depender da sua escolha e com o que mais combina com a decoração do ambiente. Esse efeito de textura é conseguido com espátulas, desempenadeiras lisas e dentadas, trinchas, esponjas, dentre outras técnicas. Por exemplo, o efeito rústico, aquele que a parede fica com ranhuras na vertical é conseguido passando uma desempenadeira de plástico lisa sobre a superfície em movimentos verticais. Assim aquela “areia” que tem na massa da textura vai se desprendendo e formando esse efeito.

texturas

Macete 02: Se a textura começar a secar antes de você ter dado o acabamento texturado, borrife um pouco de água sobre a superfície para que consiga dar o acabamento. Macete 03: No mesmo dia aplique a textura em uma parede inteira, evita a marca de emendas no meio da parede. Rolos extrudados Já está disponível no mercado rolos metálicos com desenhos que formam texturas nas paredes, trazendo facilidade e qualidade na aplicação, além de mais charme e requinte ao ambiente. Veja uma foto:

Rolo texturado  

Fonte: Pedreirão

Artigos Relacionados

  • Conforto Térmico: Aquecedores a gás

    Conforto Térmico: Aquecedores a gás

    A água quentinha para tomar banho ou lavar as mãos e louçaspode ser obtida instantaneamente quando utilizado um aparelho que aquece a água por meio de uma chama, sendo que esta chama é produzida e mantida acesa pelo gás GN (gás natural) ou GLP (gás liquefeito de petróleo, conhecido como gás de cozinha). A água fria, dentro do aparelho, entra em contato com a chama para ser aquecida e em seguida é distribuída para os pontos de consumo desejados.

  • Qual a diferença entre Mármore, Granito, Limestone, Aglostone, Emporio Stone, Silestone e Technistone?

    Qual a diferença entre Mármore, Granito, Limestone, Aglostone, Emporio Stone, Silestone e Technistone?

    Seja você um arquiteto, engenheiro, decorador ou mesmo consumidor final interessado em construir ou reformar, provavelmente já se viu diante da seguinte dúvida: Qual material mais adequado para meu projeto ou obra?

  • 20 projetos de design que transformariam qualquer casa no melhor lugar do mundo

    20 projetos de design que transformariam qualquer casa no melhor lugar do mundo

    Se você gostou das nossas 23 ideias sensacionais que fariam da sua casa um local bem melhor, temos certeza que vai se encantar com esses projetos fantásticos e talvez muito loucos que deixariam qualquer cômodo da sua casa um lugar completamente aconchegante e inspirador.

  • O que fazer com o vidro de janela?

    O que fazer com o vidro de janela?

    Todo mundo sabe que vidro é um material reciclável. Porém, alguns processos químicos na produção podem tornar a reciclagem bem complicada. É o caso da maior parte dos vidros de janela, que podem ser feitos com vários tipos de vidro, do comum ao laminado - é muito importante que você conheça qual tipo compõe a sua janela, para saber como proceder com ele na hora de trocá-lo.

  • Vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa

    Vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa

    Quem nunca sonhou em ter a sua própria piscina privada, no conforto do jardim da sua casa? Construir uma piscina ou comprar uma casa que já venha equipada com uma tem de ser uma decisão ponderada, pesando bem todas as vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa.