Preste atenção nas possibilidades de modulação dos móveis planejados, pois essas subdivisões ajudam a colocar ordem na cozinha. Mas escondem uma armadilha: quanto maior o número de gavetas e portas, mais alto o orçamento, por causa das ferragens, principalmente.
Um único tampo de granito foi recortado de modo a oferecer diferentes estações de trabalho, além de pia e tanque. Nas extremidades, o acabamento é dado por muretas de concreto, que ocultam as laterais dos eletrodomésticos. Projeto de Rafael Castilho Devienne e Raphael Civille Rodrigues.
Nesta área descolada, de 6 m², placas cerâmicas simulam o moderno efeito de pastilhas - mas saem por 10% do preço! Repare que o revestimento se limita à área molhada, um jeito de economizar. Projeto de Vanessa Féres.
A cozinha projetada pela arquiteta Thais Lenzi Bressiani utiliza o vermelho no armário e em diversos acessórios . Na parede, uma tinta que imita lousa é utilizada para anotar recados e receitas. Para não pesar no ambiente, os armários ganharam portas translúcidas.
As pequenas lâmpadas mostram um acabamento inovador: gomos de uva de plástico! A blogueira Thalita Carvalho comprou os cachos, desmontou-os e encaixou um gomo em cada pisca, aderindo-os com cola quente. A iluminação ficou mais difusa, e o visual, divertido.
Feita de granito preto são gabriel, a bancada em L acomoda cuba, fogão embutido e micro-ondas. Com desenho do arquiteto Lucas Faconti, os armários têm puxadores de alumínio embutidos. O piso é porcelanato.
A arquiteta Juliana Savelli desenhou a marcenaria da cozinha e usou discretos puxadores fixados em módulos que não encostam no chão nem no teto. O mosaico de vidro na cor berinjela destaca a geladeira.
Ao desenhar os armários da cozinha, a moradora determinou nichos para o fogão, o depurador, a geladeira e o micro-ondas. Uma prancha de MDF serve de bancada. Etiquetas de lacrar envelopes, fixadas com cola em bastão sobre a tinta acrílica, formam o poá das banquetas.
O cantinho de refeições da blogueira Ruby Fernandes é todo meigo com um papel de de parede com minirossas.Uma divisória de vidro separa a cozinha da área de serviço. Com uma película adesiva listrada, disfarça o ambiente, mas deixa entrar luz natural.
Uma única parede concentra os eletrodomésticos, a bancada de granito café imperial e os armários. Estes beiram o teto, tirando proveito do espaço. Um dos módulos inferiores virou despensa, enquanto os demais guardam louças, panelas e utensílios.
Foi a geladeira preta que ditou o visual que a área de 5 m², que conta também com pastilhas transparente e perolizadas. Os moradores contrataram um azulejista para assentar o revestimento e uma marcenaria para confeccionar os armários.
Os planejados guardam segredos funcionais: sob a pia, há um nicho para condimentos; as portas têm grandes vãos para panelas; e as gavetas vêm com divisores de talheres. O balcão, que atua como bar, revela o mesmo acabamento laminado dos armários.
Uma faixa de parede exibe adesivo vinílico estampado, que acrescenta uma dose sutil de colorido. Em tons de dourado, prata e cinza, o revestimento cerâmico retangular tem paginação horizontal acima da pia. Os pisos demarcam visualmente as áreas.
Bastaram dois rolos de adesivo vinílico amarelo e a criatividade da moradora para mudar o visual desse ambiente em Recife - a cor aparece nos armários e também na parede ao fundo, criando um mosaico colorido.
Porcelanato com aparência de cimento queimado reveste o piso. As paredes receberam pintura, com exceção da área de trabalho, que foi azulejada. A cadeira de palhinha faz companhia à mesa com tampo de mármore. Projeto de Décio Navarro.
O ambiente, projetado pelo arquiteto Maicon Antoniolli, traz boas ideias em um ambiente de apenas 7,70 m². A bancada, quando a cozinha é usada, faz o papel de aparador, mas, na hora das refeições, basta utilizar as cadeiras azuis para que seja criada uma pequena mesa.
Jarras e açucareiros velhinhos conquistaram visual pop na cozinha após um banho de cor. Os azulejos brancos receberam uma camada de tinta vermelha, que contrastou com os armários de madeira e com a geladeira de inox. Projeto de Valentina Rocha.
Legítima peça curinga, a bancada de granito que embute pia e cooktop oferece nichos para guardar utensílios. Na face que dá para a cozinha, há armário e gavetas e, no lado oposto, prateleiras abertas. Projeto de Erika Mello e Renato Andrade.
A arquiteta Júlia Cruz trouxe soluções que levantaram o astral da cozinha, como os mosaicos de azulejos, o quadro-negro para o cardápio do dia e até uma fruteira suspensa. As cores quentes ajudaram na hora de trazer mais luz para o ambiente.
Na cozinha de 10 m², a parte que Mara Porto mais gosta é a bancada de granito preta. Por ser comprida, ajuda na hora de cozinhar. Uma das modificações que Mara fez no ambiente foi integrá-lo com área de serviço – a bancada é pode ser usada nos dois ambientes.
A cor vermelha forte na parede não deixa o ambiente projetado pelo arquiteto Paulo Alves escuro, já que tem a paleta de cores complementada pelo branco. Um dos destaques da ambiente é o porta pano de prato feito com colheres de pedreiro.