A Casa dos Sonhos: O que Preparar para a Primeira Reunião com Arquiteto
Amigos, esse post é para o casal que possuiu um terreno, em um condomínio por exemplo, e quer construir a casa dos sonhos. O início de tudo é a concepção de um projeto de arquitetura, para isso sugerimos a contratação de um arquiteto ou escritório de arquitetura para desenvolver os projetos legais (para aprovação na prefeitura) e o projeto executivo. Após a contratação do arquiteto ele irá marcar a primeira reunião para conhecer o perfil do casal, a rotina, os planos para o futuro e como vocês imaginam a casa: quantos quartos? Quantas salas? Quantos andares? Quantas vagas de garagem? Casa com telhado a vista? Casa com janelas e portas com aberturas generosas? Jardim na frente? Piscina? Entretanto, é muito importante que antes dessa primeira reunião o casal já tenha se acertado sobre como vão querer a casa. É muito comum casais que não se acertaram antes brigarem durante as reuniões por divergência de ponto de vista sobre o projeto da casa, colocando o arquiteto em uma situação constrangedora ao ficar assistindo todo o episódio. Assim, antes da reunião com o arquiteto, o casal deve sentar para definir como será a casa dos sonhos.
Para a reunião com o arquiteto tenha em mãos o roteiro abaixo que vai ajudar bastante: 1. Qual o recurso financeiro disponível para construir a casa? 2. Quando pretendem iniciar a construção e quando queremos a casa pronta? 3. A casa deve ser de um tamanho condizente com o tamanho do terreno. Macete 01: também é comum casais que querem uma casa completa, com jardim, área de churrasco, área de lazer, etc, mas possuem um terreno pequeno que não comporta tudo. É importante ter essa consciência e o arquiteto vai informa-los o que é possível fazer ou não no terreno. 4. Como vocês gostariam a casa, qual estilo? Macete 02: passe as informações genéricas para o arquiteto como número de andares, número de vagas de garagem, número de quartos, número de suítes, estilo do telhado, estilo das janelas e tamanho das aberturas, posição dos cômodos, etc. 5. Não condicione o trabalho do arquiteto, lembre-se que ele é o profissional habilitado e experiente para propor para a casa de acordo com o perfil de vocês e as solicitações. Macete 03: Muitos casais já chegam para a reunião com uma planta pronta, desenhada a mão e dizem apenas para o arquiteto dar continuidade no trabalho. Jamais faça isso! Esse é o trabalho do arquiteto e ele possui anos de experiência e estudo para fazer esse trabalho bem melhor que você, acredite!
6. Informe os pontos que vocês não abrem mão de ter no projeto Macete 04: se o casal quer ter uma suíte completa, com closet e um quarto amplo, não deixe de informar ao arquiteto, evitando que ele apresente uma proposta que tenha que ser toda revisada ou que o casal não goste. 7. Ao término da reunião solicite o arquiteto o prazo para apresentar o ante-projeto. Este deve conter uma planta baixa e algumas imagens em 3D de como será a futura residência do casal.
Por fim, é importante nessa reunião passarem o maior número de informações possíveis porque quanto mais conhecer o perfil de vocês, a rotina e as necessidades, mais próxima do desejo do casal será a proposta de projeto que o arquiteto irá apresentar em seguida.
Fonte: Pedreirão | http://www.pedreirao.com.br/geral/imovel-novo/a-casa-dos-sonhos-o-que-preparar-para-a-primeira-reuniao-com-arquiteto/