Casa Com Iluminação Zenital
Iluminação zenital é basicamente a luz que vem do alto em um a construção. Ou seja, significa uma abertura, normalmente de vidro, na cobertura da casa ou prédio.
Vantagens da iluminação zenital
Essa é uma boa alternativa quando se quer muita claridade, ou quando não existem muitas paredes livres nas laterais. Ela proporciona iluminação bem espalhada, dependendo do formato da abertura, e em grande quantidade, principalmente se estiver voltada para uma área com muita incidência de sol.
Se existir algum tipo de mecanismo que permita que esse vidro fique aberto em alguns momentos, a ventilação fica também melhor, ja que o ar quente tende a subir. (Ver também: “Ventilação Natural“)
Desvantagens da iluminação zenital
As aberturas de vidro ou de acrílico requerem manutenção, e se sujam com facilidade, especialmente em locais com muito vento ou maresia. Então o ideal é utilizar essa solução quando existe a disposição de fazer a limpeza com frequência, e a abertura deve ter acesso facilitado, seja pela parte interna da casa ou por fora, pela cobertura.
Além disso, o excesso de luminosidade ou de insolação pode ser um problema em algumas situações, como em locais muito quentes e pouco ventilados, em salas de TV onde a luz pode refletir na tela do aparelho ou então em quartos que precisem ficar mais escuros independente da luz externa. É preciso então prever o impacto da abertura para não criar iluminação demais ou em locais não apropriados.
Exemplo de casa com iluminação zenital
Nessa casa no Canadá, projetada pelo escritório EM Architecture, foi feita uma reforma que uniu blocos anteriormente separados, que abrigavam apartamentos independentes, para transformar tudo em uma única residência. E para unir os blocos, foi feita uma cobertura de vidro entre eles.
As construções tinham dois andares, então esse local da junção das duas ficou com pé-direito duplo, e foi feita uma pequena ponte para ligar os dois blocos, que abrigam os quartos na parte superior e a ala social na parte de baixo.
A casa ficou então bem iluminada, e a sensação de claridade é reforçada pela predominância de cores claras, inclusive na madeira, que também está presente em grande quantidade e faz com que os ambientes fiquem mais aconchegantes.
Projeto e imagens: EM Architecture