Como Decorar um Imóvel Alugado
Como muitas pessoas moram em casas ou apartamentos alugados, a Clique Arquitetura reuniu algumas dicas para decorar estas residências e deixá-las confortáveis e personalizadas sem gastar muito. Estas dicas também são úteis para quem quer renovar a decoração de maneira rápida e prática. Basicamente, você deverá focar em móveis modulares e objetos decorativos, os quais podem ser movidos e utilizados em outro ambiente / imóvel. Se estiver procurando uma casa ou apartamento para alugar, preste atenção à estrutura e distribuição dos cômodos: uma planta bem planejada, iluminada e com pintura / revestimentos suaves é mais fácil de decorar. Esteja atento: quais móveis você levará para a nova casa / apartamento? Quais suas medidas? Alguns itens, como sofás e camas são decisivos no layout dos móveis, influenciando diretamente na circulação e na funcionalidade dos ambientes.
Valorize as Paredes
Muitas vezes o imóvel já vem pintado, mas o que nos impede de pintar uma parede com cor diferenciada? Valorize um ponto focal: quem entra no ambiente olha para onde? Caso queira desviar o foco (de algum detalhe que não goste) “leve o olhar” do visitante para outro ponto.
- Outra possibilidade de decoração é utilizar papel de parede: atualmente é possível encontrar uma grande variedade de cores e texturas, que trazem requinte e aconchego para espaços residenciais e comerciais. Quais as vantagens? É fácil e rápido de ser aplicado e possui durabilidade cerca de 3 vezes maior que a pintura.
- Adesivos Decorativos de Parede também são muito indicados para decorar salas, cozinhas, quartos e corredores. Eles personalizam os ambientes e trazem alegria e descontração para a decoração.
- Invista em quadros e painéis decorativos: estes elementos criam pontos focais interessantes (sobre sofás, ao lado da mesa de jantar, atrás da cabeceira da cama, ...) e ajudam na obtenção de uma acústica agradável (sem ecos e reverberações).
Exemplo de projeto: Sala de Estar / Jantar da Arq. Nadine Voitille
Quadros completam o ambiente e valorizam o corredor que leva aos quartos. Fonte: Arq. Nadine Voitille
Valorize a Iluminação
A iluminação é um dos elementos que mais interfere na decoração de um ambiente. Através dela sentimos o espaço e somos marcados por uma sensação física (intensidade da luz e calor) e psicológica (sensação de conforto e bem-estar). É possível criar diferentes efeitos de iluminação, trazendo aconchego. Saiba como através do artigo: Efeitos de Iluminação. Escolha para o hall de entrada uma peça bonita, que impressione os visitantes. Valorize o espaço da mesa de jantar. Ou seja, invista nas luminárias: são elementos que podem ser levados, caso mude-se, e são objetos que valorizam a decoração.
O projeto valorizou o espaço da sala de jantar marcando a mesa com uma luminária pendente. Fonte: Arq. Nadine Voitille
Escolha os Móveis e a Decoração
Móveis modulares, aramados e araras podem ser pensados para organizar roupas, sapatos e tantos outros itens. Banquetas, pufes, cubos (prateleiras) e uma bela cadeira de design são elementos que facilitam organizar festas e receber convidados. Além de acomodá-los, transmite a sensação de ordem, capricho e planejamento.
Parece recebe cor verde suave e pastilhas de bambu. Fonte: Arq. Nadine Voitille
Tapetes aquecem o ambiente, escondem pisos desgastados ou de cor inapropriada e ajudam a setorizar espaços. Exemplo: em uma sala de estar o conjunto formado por tapete + sofá + cadeira + rack de TV = ambiente intimista e confortável, ótimo para receber amigos ou simplesmente descansar. A cortina também é um elemento decorativo importante: traz privacidade, conforto acústico e térmico e cor para a decoração. Vasos com vegetação trazem vida para dentro de casa. Podem ser utilizados para suavizar arestas de paredes (como cantos) e para trazer tranquilidade e harmonia para salas, halls e varandas.
Outro exemplo de projeto que setoriza o espaço da sala de estar/tv e aproveita o local embaixo da escada para colocar vasos e trazer vida para dentro de casa. Fonte: Arq. Nadine Voitille
Biombos, espelhos (de apoio ou aparafusados), aparadores, cestos organizadores, prateleiras e bancadas de apoio com cavaletes são alguns outros elementos que podem ser utilizados na sua decoração. O importante é criar uma composição equilibrada, com pontos focais, cores e texturas interessantes. Assim os sentidos são estimulados e a curiosidade também.
Fonte: Clique Arquitetura