PERFIL: Daniel Libeskind
“Nós aplaudimos a „caixa‟ bem comportada. Mas criar um espaço que nunca existiu é meu interesse maior. Criar algo que nunca esteve lá. Um espaço que nunca entramos, exceto em nossas mentes e espíritos. E, em minha opinião, é realmente nisso que a arquitetura se baseia. A arquitetura não é baseada em concreto, aço e nos elementos do solo. É baseada em fascinação.” Daniel Libeskind, 2009
Daniel Libeskind é um arquiteto polonês, filho de sobreviventes do Holocausto. Desde 1989 vive em Berlim, na Alemanha. Iniciou sua carreira artística na música em Israel. A música é grande responsável pela sua forma de projetar. Seu desenho arquitetônico usa uma linguagem de ângulos imponentes, geometrias que se intersectam, fragmentos, vazios e linhas picadas. O elemento mais ansiado em sua obra é o impacto emocional dos espaços. Em seus edifícios o visitante é privado de seu senso de direção e de uma ordem espacial pré-concebida, desse modo abre brechas para a memória e suas associações. Cria sensações, impacto emocional.
Fonte: Fernanda Menezes. Escola Parque das Artes: dança, música e teatro para São José dos Campos / . – Fernanda Pereira Menezes. – 2011.
Veja mais sobre Daniel Libeskind: As 17 palavras de inspiração arquitetônica de Daniel Libeskind