PERFIL: Rem Koolhaas
“...eu acho que a nossa arquitetura é completamente crítica, pois cada assunto, cada pergunta, cada ambição é analisada e colocada na mesa de cirurgia como se olhássemos como podemos projetar de um novo modo, e como podemos criar novas relações ou como podemos organizar os ingredientes de tal forma a dar-lhes um valor diferente.” Rem Koolhaas, 2011
Rem Koolhaas é um arquiteto nascido nos Países Baixos, é um dos fundadores do OMA – Office for Metropolitan Architecture em Londres. Para Koolhaas, a arquitetura está muito ligada ao programa, porém o arquiteto tenta evitar a excessiva dependência do programa, pois para ele a arquitetura elimina a liberdade, “Onde não há nada, tudo é possível; onde há arquitetura, nada mais é possível.” (KOOLHAAS, 1995) Trata-se de uma arquitetura em que as partes desaparecem no todo, embora seja possível identificá-las. Muitas referências estão presentes nos projetos de Koolhaas, indo desde os construtivistas russos até os arquitetos americanos do período entre guerras.
Fonte: Fernanda Menezes. Escola Parque das Artes: dança, música e teatro para São José dos Campos / . – Fernanda Pereira Menezes. – 2011.