PERFIL: Zaha Hadid
“A arquitetura deve oferecer prazer. Ao entrar num espaço arquitetônico, as pessoas deveriam vivenciar uma sensação de harmonia, como se estivessem numa paisagem natural, para além das dimensões ou do valor econômico. Nisto consiste o meu conceito pessoal de luxo: é algo que não tem nada a ver com o preço, mas com as emoções que a arquitetura consegue transmitir.” Zaha Hadid, 2003
Dame Zaha Mohammad Hadid é uma arquiteta iraquiana que atualmente vive em Londres. Formou-se em Matemática antes de estudar Arquitetura. Foi a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker, em 2004 pelo conjunto de sua obra. Hadid desconstrói dissolvendo suas obras na paisagem e explorando a luz (natural ou artificial) como elemento de ênfase, criando formas orgânicas e sinuosas que dão a sensação de movimento e fluidez. Segundo a arquiteta, as plantas dos seus projetos “foram influenciadas pela fragmentação, pelo caos calculado e pelas novas figuras do espaço imaginadas pelos suprematistas.” Sua obra toma forma num contexto cultural amplo e heterogêneo em que se mesclam a cultura árabe e o suprematismo. Zaha Hadid também é pintora e designer, frequentando com grande desenvoltura âmbitos disciplinares muito diversos.
Fonte: Fernanda Menezes. Escola Parque das Artes: dança, música e teatro para São José dos Campos / . – Fernanda Pereira Menezes. - 2011.