Plantas que purificam o ambiente
Se gosta de espaços verdes, disfrute deles em sua casa. Aliás, foi cientificamente provado que existem algumas plantas que trazem benefícios para a saúde. Cada planta produz oxigênio, mas há também algumas que purificam e contribuem para um ambiente mais agradável e saudável. Além do bem-estar psicológico que traz contemplar as plantas no interior de uma casa ou no local de trabalho, as plantas actuam como excelentes filtros para o ar que respiramos, eliminando muitas substâncias tóxicas.
Como funciona a purificação do ar? - A poluição do ar é absorvida pelas folhas. Fumo de tabaco, aerossóis, produtos de limpeza químicos e gases emitidos por electrodomésticos são eliminados do ambiente de forma eficaz através da acção das plantas. - Alguns micro-organismos que estão nas raízes transformam a poluição em produtos orgânicos que servirão de alimento para as plantas. - As plantas libertam vapor de água através de um processo chamado transpiração e, assim, melhoram o nível de humidade.
Alguns anos atrás, descobriu-se o “ síndrome do edifício doente“, que, de acordo com a Wikipédia, a Organização Mundial de Saúde definiu como um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela contaminação do ar nesses espaços fechados. É um grupo de doenças e moléstias causadas pela má ventilação, a descompensação de temperaturas, as cargas iónicas e electromagnéticas, partículas suspensas no ar, gases e vapores de origem química e os bio-aerossóis, entre outros agentes causadores identificados. O tipo de doenças que produzem e estimulam essas situações é diversificado: dores de cabeça, náuseas, tonturas, constipações persistentes, irritação do tracto respiratório, pele e olhos, etc. Entre estas doenças, as alergias ocupam um papel importante.
Segundo os cientistas, o ar interior das nossas casas está mais poluído que o ar exterior. Isto é devido aos produtos químicos encontrados em muitos produtos de limpeza e materiais de construção e equipamentos: lacas, vernizes, sacos plásticos, tintas, dissolventes, adesivos, fibras sintéticas, impressoras, fotocopiadoras… Uma maneira simples e natural de limpar a poluição interna é colocar plantas purificadoras em diferentes divisões da casa, no local de trabalho, escolas, oficinas, etc. Os pesquisadores recomendam a colocação de 1 a 2 vasos de plantas de 15 a 17 cm. por cada 5m2 por forma a contribuir de maneira positiva para um clima saudável no interior.
Na Jardiland pode encontrar muitas destas plantas que purificam o ar: a Dieffenbachia, o Sapthiphyllum, a Dracaena marginata, a Ficus robusta, a Areca, entre outras. As três principais plantas para purificar o ar de casa são:
- Areca (Chrysalidocarpus lutescens): a melhor de todas as opções para remover as toxinas do ar ao mesmo tempo que liberta humidade, impedindo que o ambiente seque. Além disso, é uma planta muito resistente, removendo mesmo o sal da terra e é afetada por poucas pragas. Para que desenvolva bem no interior necessita de áreas ensolaradas, mas não precisa de luz solar direta e um pouco de humidade, apesar de suportar tempo sem água.
- Sansevieria (Sansevieria trifasciata) converte o CO2 em oxigênio à noite. Perfeito para colocar na sua mesa ou na sua cozinha. É muito robusta, aguentando bem o ambiente quente de alguns escritórios. Tudo o que requer é fertilizante uma vez por mês durante a primavera e outono.
- Pothos (Epipremnum aureum): remove o formaldeído e outros compostos orgânicos voláteis. É uma planta com folhas sarapintadas em dourado, muito resistente. Atua como um excelente anti-poluente natural contra o benzeno, o formaldeído e o monóxido de carbono. Se a colocar numa prateleira alta, crescerá em forma de trepadeira.]
Fonte: Jardiland