Porque obras sem projetos ficam mais caras?
Obras envolvem um gasto de dinheiro muito alto, portanto é comum que as pessoas queiram economizar dispensando o projeto. Mas essa escolha leva, no final das contas, a gastos maiores na obra do que o custo que o projeto representaria se tivesse sido contratado.
O valor do projeto, inclusive, não é tão significativo dentro do investimento total, podendo ficar em algo em torno de 5% de uma obra de porte médio, por exemplo. Já os gastos gerados pela falta de projeto não têm limite, e ultrapassam essa marca com extrema facilidade, além de estarem quase sempre associados a muita dor de cabeça e atrasos ainda maiores do que os normais. Alguns dos motivos desses gastos adicionais são:
- Espaços mal aproveitados
Projetos bem feitos podem servir ao propósito de otimizar a utilização do espaço, com soluções de melhor custo-benefício. Ao construir sem essa preocupação ou com projetos mal desenvolvidos, acabam sendo criados elementos que nem precisariam existir e que muitas vezes nem resolvem completamente as questões funcionais. É portanto um gasto maior para um resultado pior.
- Falta de planejamento na compra de materiais
Com o projeto em mãos é possível calcular a quantidade de material necessário para a construção. Sem o projeto é possível apenas estimar. E se essa estimativa estiver errada, como é provável que aconteça, ocorre muito desperdício com sobras ou então gasta-se mais tempo e mais dinheiro com novos deslocamentos para fazer as compras cada vez que o material acaba. Então não só o gasto é maior como não é possível saber quanto a obra custará realmente antes que ela acabe.
- Erros durante a execução da obra
Mesmo com projeto e acompanhamento da obra os erros na obra são muito fáceis de acontecer, seja por interpretações equivocadas dos desenhos ou problemas de comunicação, por exemplo. Se simplesmente não existirem esses desenhos, a probabilidade de erro vai automaticamente ao infinito e além.
- Falta de limite no valor cobrado pela mão-de-obra
Se não houver um projeto, é muito comum que o pessoal encarregado pela obra não consiga planejar direito o custo do seu serviço, e com isso acabe pedindo mais no decorrer da construção, alegando que não sabiam que teriam tanto trabalho. E às vezes ocorre uma cobrança de valor extra com essa justificativa mesmo se o valor inicial cobrado já tiver sido justo. Com o projeto em mãos, eles sabem desde o início o trabalho que deve ser feito, e não podem argumentar que foram enganados de alguma forma.