Projetos de iluminação mudam a cara e garantem o conforto dos ambientes
Agora que você já investiu para encontrar o apartamento dos seus sonhos e gastou o que podia e não podia com móveis que são a sua cara, não vale a pena deixar passar o detalhe que faz de uma casa um lar: a iluminação. Uma luz bem pensada deixa qualquer ambiente mais aconchegante. E dá para resolver bem a questão de garantir a luz certa sem precisar rebaixar o teto e embutir nele "spots", opção de grande parte dos projetos mais elaborados e caros, que podem custar R$ 4.000 por cômodo. Pequenas soluções, que vão do uso da lâmpada certa a abajures espalhados pela casa, melhoram o aproveitamento da sala, do quarto e mesmo de cômodos que acabam negligenciados quando o assunto é luz: cozinha, banheiro, corredores e halls de entrada.
Em um apartamento de Pinheiros, Valéria resolveu dois tipos de luz com uma luminária só. Fixou no teto um trilho e, nele, seis "spots" móveis. Metade foi direcionada para o teto, metade para o chão. Como cada conjunto é acionado por um botão diferente, basta um toque no interruptor para mudar o clima da sala de estar.
COZINHA
Em interruptores diferentes, misture luz fria e luz quente pelo ambiente. Procure uma lâmpada com índice de refração alto, que não distorce a cor dos alimentos. Altere o que as construtoras entregam, geralmente um ou dois pontos de luz no teto. Distribua a luz da cozinha em pontos diferentes, como perto da pia e do fogão, para evitar que a pessoa acabe fazendo sombra sobre si mesma ao trabalhar.
SALA DE JANTAR
Armários podem ser iluminados com equipamentos de luz direcionada para facilitar as atividades domésticas. Lustres pendentes instalados a cerca de 90 cm do tampo da mesa trazem uma iluminação difusa agradável, sem ofuscar a visão.
SALA DE ESTAR
Distribua luminárias de piso e de mesa por todos os pontos do ambiente. É uma forma de ter uma iluminação mais agradável, já que luzes de teto normalmente são muito fortes. Direcione os pontos de iluminação do teto para paredes, quadros, e mesas de centro ou laterais. Isso valoriza os objetos. Evite pontos de luz sobre sofás e poltronas. Se focados no rosto de quem está sentado, ofuscam os olhos.
QUARTO
Pode-se usar um plafon com vidro fosco ou jateado no ponto central do teto para suavizar a luz ou um difusor para obter luz mais geral. Se preferir 'spots', direcione-os para as laterais do ambiente. Nas cabeceiras da cama, utilize arandelas ou abajures como auxiliares. Use 'dimmer' (interruptor que regula a intensidade da luz) para conseguir uma iluminação que deixe um membro do casal ler enquanto o outro dorme, por exemplo.
TODOS OS AMBIENTES
Os abajures podem ser usados em todos os espaços: íntimos, sociais e até em lavabos ou varandas. A luz dá conforto e auxilia atividades como a leitura.
A sala e o hall de entrada ganharam "spots" para dar ênfase a obras de arte. Total do projeto: R$ 4.000, no Studio IX
Fonte: Folha de S. Paulo