Tipos de Bancadas para Cozinhas e Banheiros, Passo a Passo!
Amigos, as bancadas de cozinha e banheiros são responsáveis por trazer charme e beleza a esses ambientes. Atualmente está disponível no mercado bancadas de vários modelos, tamanhos, cores e materiais. Fazendo uma boa combinação desses elementos você conseguirá uma linda bancada para seu ambiente. Entretanto, alguns pontos devem ser observados para que a bancada seja durável e tenha características adequadas para o seu uso. As bancadas podem ser de 03 tipos, de acordo com a posição do bojo: - Bancada de sobrepor: quando o bojo fica sobre a bancada;
- Bancada de embutir: quando o bojo fica embutido na bancada;
- Bancada semi-embutir: quando o bojo fica meio a meio, nem totalmente sobrepondo a bancada, mas também não está embutido.
Macete 01: os bojos embutidos são colados nas bancadas com massa plástica. Além disso, a bancada é composta de vários elementos além de sua base e bojo, como:
- Roda-bancada ou Roda-banca: é a peça de acabamento por cima da bancada, colada na parede. É responsável por dar o acabamento entre a bancada e a parede e, também tem a função de ajudar a fixar e travar a bancada. - Testeira de bancada: é a parte da frente da bancada responsável por dar o acabamento e trazer requinte para a bancada e, quando não há armário embaixo da bancada esconder o sifão da torneira. - Ressalto: quando a bancada bem comprida e há um ressalto na parte mais distante do bojo. Ou seja, a região da bancada próximo ao bojo é rebaixada em relação ao restante da bancada para evitar que a água escorra por toda a bancada.
Os materiais mais comuns para bancadas:
- Mármore: Boa resistência, mas podem manchar. Os tons brancos são os mais procurados;
- Granito: Ótima resistência e durabilidade, resistente a manchas e bom custo-beneficio. Os mais procurados são o Preto Absoluto e Preto São Gabriel, além do Cinza Andorinha;
- Aço inox: Muito utilizado em cozinhas industriais. Possuem resistência, durabilidade e são de fácil limpeza. Também está em uso em residências. Tem um custo considerável.
- Madeira: Tem menos resistência a umidade. Prefira as medeiras mais nobres que tem maior durabilidade;
- Vidro: Menos comuns no Brasil, mas podem ser conjugadas com madeira ou com vários tipos de vidros e cores;
- Corian: Resistente a manchas e arranhões, de emendas imperceptíveis A cuba pode ser feita do mesmo material ou de aço inox. Alto custo;
- Silestone: É um composto de quartzo com textura que imitam as pedras. Também tem alto custo.
- Bancadas prontas com armário: são bancadas prontas para instalar. Tem bom custo benefício. Se optar por uma dessas procure combinar com toda a sua cozinha ou banheiro.
Instalação das bancadas: As bancadas são fáceis de instalar, mas deve-se ser feito com bastante atenção e cuidado porque as bancadas recebem muito peso sobre elas. Em casa as pessoas colocam compras sobre as bancadas, panelas, bebidas, além de sentar e debruçar sobre elas. As bancadas são instaladas a uma altura de 85cm ou 90cm, tanto das de cozinha como de banheiro. São fixadas com o auxílio de mãos-francesas feitas em cantoneiras metálica, chumbadas ou aparafusadas nas paredes. As mãos-francesas que são responsáveis por suportar as bancadas.
Macete 02: Se a mão-francesa for parafusada, utilize no mínimo parafuso S10 com bucha.
Macete 03: As bancadas podem ser instaladas sobre o azulejo das paredes. Não é necessário retirar os azulejos para assentar as bancadas. Mas é importante que se faça a vedação com silicone do topo da roda-bancada. Após instalar as mãos-francesas, posicione a bancada sobre elas, colando com massa plástica. Em seguida, instale as roda-bancas, também com massa plástica. A roda-bancada que é responsável por travar a bancada sobre as mãos-francesas (principalmente quando uma pessoa debruça sobre a bancada). Para finalizar instale a testeira, caso ainda não tenha instalado, também com massa plástica, rejunte a emenda da bancada com a roda-bancada com silicone, finalize as ligações hidráulicas e instale a torneira. Sua bancada está pronta pra o uso!
Macete 04: os blocos ou tijolos onde são instaladas as bancadas devem ser maciços, ou blocos “cheios” (de concreto). Não faça sobre tijolos ou blocos furados porque, com o passar do tempo, elas vão se soltar, cair e quebrar. Fonte: Pedreirão | http://www.pedreirao.com.br/geral/acabamentos/tipos-de-bancadas-para-cozinhas-e-banheiros-passo-a-passo/