Varandas integradas com a sala
As varandas integradas com a sala são praticamente unanimidade nos projetos de casas atuais, todos querem essa continuidade da sala de estar com a área externa, deixando a área social maior e mais despojada. Com isso, a estrutura, as esquadrias e os pisos foram se modernizando e adaptando às novas necessidades, deixando os projetos mais bonitos e interessantes.
Para conseguir essa integração, ainda na fase de projeto, a estrutura deve ser calculada com pilares bem afastados (para caber portas maiores e não ficar um pilar no meio do vão) e vigas mais altas ou invertidas (para o teto ficar todo na mesma altura e também ter continuidade entre os ambientes). Acho interessante considerar o pé direito mais alto, pelo menos acima de 3m. Esse fator encarece a obra, pois o valor de execução dessa estrutura mais complexa é maior.
Outro ponto a ser considerado é que as portas de correr devem ser bem grandes, para quando estiverem abertas permitirem a abertura total do vão. Vejam esse post que fizemos sobre esquadrias e decida de qual material serão as da sua casa. As mais usadas para esses casos de grandes vãos são as de pvc e alumínio. Esse fator também encarece a obra.
Para finalizar em grande estilo, o piso deve ficar nivelado nos dois ambientes, com trilho embutido. Nesse caso, o piso pode ou não ser igual (na sala e na varanda), mas mesmo assim deve ficar alinhado, sendo que o da varanda deverá ter caimento para a água não entrar na sala.
Tudo isso que falei pode ser observado nesses projetos que escolhemos como inspiração. Observem a largura dos vãos e as alturas, o tipo de esquadria e também o acabamento do piso. Na minha opinião, varandas integradas com a sala são as mais interessantes para quem está construindo casa no momento, vale investir!
Varanda integrada com a sala, com esquadria de alumínio marrom + piso de mármore travertino resinado nos dois ambientes + teto nivelado. Observem que no piso e no teto somente os trilhos ficam aparentes, super discretos. Projeto Anastasia Arquitetos.
Sala e varanda integradas, com piso de mármore e trilhos totalmente embutidos + teto no mesmo nível, mas diferentes acabamentos: na sala é gesso e na varanda concreto aparente +parede de pedra natural + móveis contemporâneos. Projeto Márcio Kogan.
Outros 2 projetos do arquiteto Márcio Kogan de casa totalmente integrada, com sala e exterior praticamente juntos, trazendo o jardim para dentro de casa.
Duas salas com propostas parecidas: pé direito super alto e esquadrias enormes (de alumínio) nas duas laterais + piso de mármore travertino (dentro e fora) + móveis de design arrojado. Projeto de Alexandre Aguirre e, na segunda foto, projeto de Marco Aurélio Viterbo.
Outra sala com pé direito alto e esquadrias enormes + piso nivelado. Olha como o ambiente fica claro e arejado com essas aberturas, mesmo com o painel de madeira ocupando uma parede inteira. Projeto Suíte Arquitetos.
Casa integrada com piso igual na área externa e na sala (graniste branco) + esquadrias brancas + detalhes de mármore Travertino Navona. Sou apaixonada por esse projeto, foi o primeiro “Assim eu gosto” que fiz, há mais de 5 anos, e continua super atual! Projeto Ximenes Leite Arquitetura e Mário Biselli.
Sala e varandas integradas, com esquadrias de alumínio + teto e piso nivelados. Observem a vista que se tem da sala para o lago na frente da casa, linda, né? Projeto Márcio Kogan (Hotel Villa Fasano) e decoração da Fernanda Marques.
Varanda com piso de mármore travertino resinado + esquadrias de vidro temperado incolor e trilho embutido no piso. Projeto Denise Zuba.
Varanda integrada com a sala + esquadrias de alumínio e vidro + portas de madeira tipo camarão para isolar a churrasqueira. Piso e teto são nivelados e o piso é o mesmo em tudo: mármore travertino resinado. Projeto Ana Maria Arksy.
Sala e varanda integradas, com sugestão de piso interessante: na sala o piso é de mármore polido e na varanda, de mármore escovado ou resinado (acabamento fosco e mais antiderrapante). O mármore pode ser o mesmo, apenas com diferentes acabamentos. Projeto Ricardo Campos.
Varanda e sala com piso de cimento queimado (pode ser um cimentício ou um porcelanato de tamanho grande) + teto de concreto aparente ou cimento queimado + esquadrias de alumínio preto + móveis de madeira e corda colorida (da Tidelli). Projeto Adriana Mundim e Fernando R. Galvão.
Casa com piso de cimento queimado na sala + cimentício na varanda + esquadrias pretas + teto nivelado + parede de tijolo aparente. Projeto Seferin Arquitetura.
Casa com pé direito alto e esquadrias brancas + piso igual na sala e na varanda, inclusive em volta da piscina e na churrasqueira + deck de madeira + parede de pedra natural.
Casa com piso, teto e esquadrias tipo camarão de madeira. Observem que o piso interno e externo são iguais, porém com acabamentos diferentes. Que vista maravilhosa! Projeto Benjamin Garcia Saxe.
Casa com esquadria enorme (6 metros de vão) + pisos diferentes: na sala porcelanato polido (ou mármore branco) e na varanda e churrasqueira, pedra natural. Projeto Reinach e Mendonça Arquitetos Associados.
Fonte: Assim eu gosto